segunda-feira, 15 de março de 2010

Amizade



Que valor se dá hoje a amizade? É um assunto que dá que pensar e reflectir. Constantemente no nosso dia-a-dia, ouvimos as pessoas a falar dos amigos que têm, um infinito número de gente que tende a prolongar-se pela vida... mas pergunto-me será que são amigos? Bem eu divido a sociedade em 4 grupos se assim se pode dizer: Amigos, Colegas, Conhecidos e invisíveis. Bem este últimos como é provável, são as pessoas por quem ainda não cruzamos na sua existência. Os conhecidos são aquelas pessoas que nos são apresentadas em ocasiões especiais, e depois nunca mais temos contacto, colegas podem ser pessoas do trabalho, escola... com quem estamos em contacto constantemente mas não temos uma base para amizade, e por fim temos os Amigos, aqueles que estão sempre lá para festejar nas vitórias, e para apoiar nas derrotas.

A noção que eu tenho do que assisto é que as pessoas tendem a chamar amigos as relações que tem por conveniência, os ditos amigos dos "favores". Isso para mim não se chama amizade... agora temos amigos para as festas, amigos para as vitórias, amigos para o trabalho, amigos para o apoio, e todos eles complementam uma única pessoa, para um determinado momento, bem eu a isso não chamo amizade.

Para mim e toda a gente, amigos são aquelas pessoas que nunca nos abandonam, são as pessoas que nos acompanham diariamente nos bons e maus momentos, que riem, choram, festejam, apoiam connosco reciprocamente, estando sempre quer disponíveis para nós e nós para eles. Isso eu chamo amizade... detesto amizades por conveniência, para atingir um objectivo por muito difícil que seja prefiro ter pessoas verdadeiras ao meu lado, do que pessoas que nos ajudem a alcança-los com sorrisos meigos, cobrando numa outra ocasião esse favor.

A amizade é um dos sentimentos mais puros que a humanidade têm, agora depende tudo das escolhas que as pessoas quiserem fazer. Eu posso dizer que tenho 5 verdadeiros amigos, alguns colegas e demasiados conhecidos. E não me arrependo das escolhas que fiz.