Este blogue foi criado por brincadeira, não tenho nenhuma formação superior, nem pretendo ser escritora, mas aprecio escrever. Gosto de falar do que me vai na alma para mim é óptimo. Afinal, quem não gosta de falar de sentimentos ? As coisas boas da vida são aquelas que fazem as pessoas sorrir.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Os homens e o afecto
As dificuldades em expressar afecto mostrada pela maioria dos homens,vem sendo, nos últimos anos a principal queixa apresentada pelas mulheres. Conscientes da importância do afecto em qualquer relação, cada vez menos mulheres abdicam, e não se inibem de terminar uma relação amorosa, ou mesmo um casamento quando os seus companheiros não mudam.
Parece-me uma excelente atitude. Entenda-se o raciocínio das mulheres: se o homem apenas se relaciona atravessar de sexo, então nem sexo vai ter, como e acreditassem que desta forma os homens se tornam mais conscientes da importância do afecto. parece também uma punição: se não dão o que deveriam dar também não tem o que querem receber.
Imaginem 3 perguntas que possam medir a capacidade afectiva de um homem e, mesmo numa discoteca ou noutro espaço publico, sempre que conhecer um novo homem, discretamente na conversa faça-o responder ao seu teste.Se ele não responder continue a divertir-se sozinha. Se ele responder dê-lhe uma oportunidade.
Dr. Quintinho ( psicólogo )
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Como viveriamos uma segunda vida?
Será que se, tivéssemos a possibilidade de ter uma segunda vida mudaríamos algo nesta nesta vida actual?
Provavelmente algumas coisas, mas tenho quase a certeza que o que iríamos viver numa segunda vida iria ser muito parecido com o que vivemos na vida presente.
Momentos, emoções poderiam ser muito semelhantes vividos em ambas as vidas, poderiam ser em sitio diferentes em horas diferentes mas iríamos viver com as mesmas pessoas.
Acredito, que quem esta predestinado a cruzar a nossa vida, a cruzaria mesmo que tivéssemos uma segunda vida. A vida é um circulo onde vivemos momentos muito semelhantes em diferente espaço de tempo, onde tudo nos é retribuído da mesma forma com que o vivemos, nada nos acontece por acaso, tudo tem a sua lógica.
O importante é tentarmos ser felizes com as escolhas que vamos fazendo ao longo da vida....
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Valor da simpatia
É difícil atribuir estatuto à simpatia. Poderá caber na categoria das emoções, já que experimentamos simpatias como antipatias, de uma forma imediata e não muito racional, também não ficaria mal considera-la como um sentimento, já que acabamos por sentir de forma estável predisposição afectivas, e também transposições relação a pessoas, situações ou assuntos. Mas emoções ou sentimento, tem formato light.
Se a definirmos como uma forma de gostar, vale a pena explicar que é uma forma de gostar das mais tímidas ou mais modestas. Mesmo assumindo como qualquer coisa transitório faz-nos falta a simpatia. Ou as expressões como a conectamos. Os sorrisos abertos a que chamamos francos, as perguntas que acreditamos mostram genuíno interesse,os comentários gratificantes, os abraçinhos a desproposito. Faz-nos falta a frescura e a leveza dos ambientes simpáticos, sítios das pessoas que nos fazem sentir bem-vindos, dos comentários que nos valorizam. Convém dizer que nem a simpatia é superficial nem a antipatia profunda, sendo que por si só, a simpatia é melhor do que antipatia, é nos bons comportamentos nos bons sentimentos que a sentimos, e isso é simpático, para os outros mas também para nós.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Prosseguir a busca.
É muito perigoso pedir um conselho, se temos um mínimo de responsabilidade com a pessoa com quem estamos conversando.
Se precisar de ajuda, é melhor ver como as outras pessoas resolvem, ou não resolvem os seus problemas.
As pessoas que fazem parte do nosso dia-a-dia podem nos dar importantes pistas sobre decisões que precisamos tomar. Mas, para isso, basta um olhar mais aguçado, e um ouvido atento, porque os que tem solução rápida na ponta da língua geralmente são suspeitos. Os conselhos são apenas teoria, viver é muito diferente.
Acontece que muitas vezes a nossa vida gira em torno de velhos problemas, e volta e meia enfrentamos situações que já haviam cruzado muitas vezes o nosso caminho.
Ficamos deprimidos, da-nos a sensação de sermos incapazes de prosseguir. Mas se pensarmos em Esperança, Amor, e Fé, passamos a ter consciência que as experiências repetidas tem a finalidade de ensinar o ser humano aquilo que ele nunca aprendeu. Devemos procurar uma solução diferente para cada problema repetido, e aos poucos vamos encontrar o caminho...
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
O fim é um aliado!
Quando as coisas começam a ficar confusas,um guerreiro pensa na sua na morte, e imediatamente o seu espírito encontra-se de novo com ele.
A morte esta em todas as partes. Podemos compará-la aos faróis dum carro que nos segue por uma estrada sinuosa, às vezes perdemos-los de vista,às vezes parecem perto demais, às vezes apagam as luzes. Mas este carro imaginário jamais se detém( um dia alcança-nos). Só a ideia de morte dá ao homem o desapego suficiente para seguir adiante, apesar de todos percalços. Um homem que sabe que a morte esta aproximar-se todos os dias prova de tudo mas sem ansiedade. Um guerreiro sabe esperar, porque sabe o que está aguardar, e enquanto espera, não deseja nada, e desta maneira, qualquer coisa que recebe por menor que seja é uma bênção. O homem comum preocupa-se demasiado por querer aos outros ou ser querido por eles. Um guerreiro sabe o que deseja, e nisso concentra toda a sua energia. O homem comum gasta o presente agindo como ganhador ou perdedor, e dependendo dos resultados, transforma-se em perseguidor ou vítima. O guerreiro, por outro lado, preocupa-se apenas com os seus actos, que o levarão ao objectivo que traçou, para si mesmo.
A intenção é transparente não é um pensamento nem um objectivo nem um desejo. É aquilo que faz um homem triunfar nos seus objectivos, e levantá-lo do chão mesmo quando ele já se entregou à derrota. A intenção é mais forte do que o homem.
(Guerreiro de luz, Paulo Coelho)
domingo, 6 de setembro de 2009
Mais facil seria mentir....
Às vezes caímos na terrível certeza de que o mundo não passa de uma mentira.
Tudo à nossa volta é falso e a mentira passou a fazer parte do nosso dia -a- dia,
porque toda a gente mente, a toda a hora durante todo o dia. E porque mentimos?
Porque resulta e é fundamental para o ser humano enganar os outros. Ao longo dos tempos empenhámos-nos em arranjar formas de mentir sem ser verbalmente: usamos
maquilhagem, cosméticos e muitos outros adornos para disfarçar a nossa aparência, perfumes para disfarçar os nossos odores corporais, roupas para disfarçar os nossos defeitos.
Falamos com pessoas que não gostamos com um sorriso no rosto, choramos lágrimas de crocodilo, fingimos que estamos felizes...uma série de mentiras que constituem a falsidade humana.
Vivendo numa sociedade temos a tendência de queremos ser sempre bem-sucedidos, destacarmos-nos em qualquer meio que nos atraia e mentir muito. Além de que mentir para nós mesmos ajuda-nos a aceitar todo tipo deste comportamento.
Mentimos porque é muito mais fácil dizer uma mentira do que a verdade, pois esta pode incomodar quem a ouve e a nós mesmos. Sendo assim, a mentira torna-se uma espécie de conforto e quase todo tipo de acontecimentos alicia-nos a mentir, porque mentir é simples. E todos nós já mentimos um dia, quem disser que não o fez, esta a mentir outra vez....
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Para ti....
Dentro da minha alma tenho um baú com uma enorme chave onde enclausuro todos os sentimentos que me possam magoar, as vezes eles teimam em sair por entre as varias frinchas que existem. Hoje e apesar de estar bem fechado, alguns desses sentimentos que guardei à tempos atrás voltaram a manifestar-se.
O que mudou desde de então.... nada ou quase nada, o que estava no fundo do baú continua a ser sentido da mesma forma que foi sentido anteriormente, as saudades continuavam a ser reais, a falta que me fazes é ainda maior. Apesar de querer afastar tudo o que sentia, o meu coração esta teimoso, não quer obedecer...
A noite... mais uma longa noite, uma de muitas outras vividas algum tempo atrás, noites em que o pensamento vagueava por outros momentos vividos, e que me traziam tanta nostalgia, momentos especiais, que nunca mais iram ser vividos da mesma forma.....
Desta vez voltarei a encerrar novamente no meu baú tudo aquilo que me foi recordado, desta vez quero voltar a não ficar triste nem desanimada, desta vez quero acordar para um novo dia alegre.
Quanto a ti, que dizes que gostas de me ler e que me fizeste um dia acreditar, quero que tentes ser feliz....
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Texto dum sabio
A coragem se manifesta em actos, não em palavras, não é arrogância ou loucura. Um homem corajoso é aquele que ousa fazer o que acha certo, e aguenta com as consequências de seus actos, sejam eles políticos, sociais ou individuais. O homem pode obedecer a outro por duas razões, por medo de ser punido, ou por amor. A obediência derivada do amor ao próximo é mil vezes mais poderosa que o medo do castigo
Solidão
Solidão não é a falta de pessoas para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência!
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade!
Solidão não é o retiro voluntário que nos impomos, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio!
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsivamente... Isto é um princípio da natureza!
Solidão não é o vazio de pessoas ao nosso lado... Isto é circunstância!
Solidão é muito mais do que isto...
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.
Subscrever:
Mensagens (Atom)