Este blogue foi criado por brincadeira, não tenho nenhuma formação superior, nem pretendo ser escritora, mas aprecio escrever. Gosto de falar do que me vai na alma para mim é óptimo. Afinal, quem não gosta de falar de sentimentos ? As coisas boas da vida são aquelas que fazem as pessoas sorrir.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Valor da simpatia
É difícil atribuir estatuto à simpatia. Poderá caber na categoria das emoções, já que experimentamos simpatias como antipatias, de uma forma imediata e não muito racional, também não ficaria mal considera-la como um sentimento, já que acabamos por sentir de forma estável predisposição afectivas, e também transposições relação a pessoas, situações ou assuntos. Mas emoções ou sentimento, tem formato light.
Se a definirmos como uma forma de gostar, vale a pena explicar que é uma forma de gostar das mais tímidas ou mais modestas. Mesmo assumindo como qualquer coisa transitório faz-nos falta a simpatia. Ou as expressões como a conectamos. Os sorrisos abertos a que chamamos francos, as perguntas que acreditamos mostram genuíno interesse,os comentários gratificantes, os abraçinhos a desproposito. Faz-nos falta a frescura e a leveza dos ambientes simpáticos, sítios das pessoas que nos fazem sentir bem-vindos, dos comentários que nos valorizam. Convém dizer que nem a simpatia é superficial nem a antipatia profunda, sendo que por si só, a simpatia é melhor do que antipatia, é nos bons comportamentos nos bons sentimentos que a sentimos, e isso é simpático, para os outros mas também para nós.